Mercado após eleição do Lula
- Ronan Alexandre
- 31 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Bom dia investidores do MBM Invest, clube de ações do qual eu gerencio.
Tenho recebido mensagens de pessoas preocupadas sobre o futuro do Brasil. Sendo economista, me preocupa a sustentabilidade da dívida, pois o Lula até o presente momento não anunciou o seu Ministro da Fazenda e como irá reduzir o deficit público e entregar para seus eleitores todos os programas que prometeu.
Porém, neste exato momento o mercado esqueceu desses problemas e seguiu numa alta vigorosa, tendo papeis subindo mais de 7%, enquanto as estatais despencam.
E o que eu quero dizer com tudo isso, é que POUCO IMPORTA para as ações quem será o presidente para o próximo ano, Brasil se tornou em 2022 um país de centro na execução e de extremos na ideologia, tendo PT de um lado e PL do outro, e tendo forte oposição e tendo apenas 2 milhões de votos a mais, Lula terá que fazer inúmeras concessões e fugir do flerte com políticas econômicas que gerem desconforto no mercado, pois qualquer sinalização terá impacto negativo no câmbio, no juros futuro e consequentemente na economia e inflação, Lula e PT não irão cometer os mesmos erros, pois se cometerem metade dos erros da Dilma sofreram um processo de Impeachment.
Espero para os próximos 4 anos, poucas reformas estruturantes para o Brasil sair do crescimento pífio que foi condenado desde 1988, porém espero que Lula consiga trazer pautas sociais com pouquíssimo impacto positivo ou negativo para dívida brasileira.
Ronan Alexandre, CGA - Msc
टिप्पणियां